Quem somos – Casa da Cultura Jurídica

A Casa da Cultura Jurídica foi criada em 1996 sendo seu idealizador o Dr. Ricardo José da Rosa. Sua inspiração para criar a associação ocorreu ao término de uma página literária do jurísta Tércio Sampaio Ferraz Júnior, assim redigida:

“Por tudo isso, o direito é um mistério, o mistério do princípio e do fim da sociabilidade humana. Suas raízes estão enterradas nesta força oculta que nos move a sentir remorso quando agimos indignamente e que se apodera de nós quando vemos alguém sofrer uma injustiça. Introduzir-se ao estudo do direito é, pois, entronizar-se num mundo fantástico de piedade e impiedade, de sublimação e de perversão, pois o direito pode ser sentido como uma prática virtuosa que se serve ao bom julgamento, mas também usado como um instrumento para propósitos ocultos ou inconfessáveis. Estudá-lo sem paixão é como sorver um vinho precioso apenas para saciar a sede. Mas estudá-lo sem interesse pelo seu domínio técnico, seus conceitos, seus princípios, é inebriar-se numa fantasia inconseqüente. Isto exige, pois, precisão e rigor científico, mas também abertura para o humano, para a história, para o social, numa forma combinada que a sabedoria ocidental, desde os romanos, vem esculpindo como uma obra sempre por acabar”.

Apaixonado pelo Direito, ao qual dedicou inteiramente a sua vida profissional, Dr. Ricardo decidiu convidar um grupo de amigos para estudar o Direito extraindo-lhe todo o sabor, não apenas para matar a sede, mas também não para inebriar-se de uma forma irresponsável e inconseqüente.

É fundamental afirmar que a Casa da Cultura Jurídica está comprometida com seu lema: “Sacudir os Acomodados e Despertar as Inteligências Adormecidas”, buscando desta forma contribuir para o aprimoramento do estudo do Direito.

Nossa finalidade maior é o aprimoramento do Direito, como instrumento do Estado na defesa do Direito à vida, à Liberdade e à Dignidade, abordando sempre temas polêmicos e atuais em forma de palestras, cursos, seminários, painéis de debates e congressos.

Para tanto temos obtido a parceria constante da OAB/SC, da CAASC, do IASC e da ESA.

Diretoria

Ata de assembléia geral extraordinária da Casa da Cultura Jurídica, realizada em 05 de Julho de 2012 .

EM ANEXO - CLIQUE AQUI